Notícia
24/09/2013

Imigração do Hunsrück para o Brasil é tema de filme na Alemanha

O filme A outra pátria (Die andere Heimat) foi selecionado para participar também do Festival do Rio 2013, que ocorre entre 26 de setembro e 11 de outubro, no Rio de Janeiro.

Confira aqui a do filme página no festival
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/die-andere-heimat
    
O drama, com orçamento de 350 mil euros e que tem o apoio do Ministério da Cultura da Alemanha, foi filmado totalmente em preto e branco e tem efeitos coloridos em cenas especiais. Die andere Heimat foi rodado entre abril e agosto de 2012, em Simmern, distrito de Rhein-Hunsrück-Kreis, e contou com a colaboração da população local, no Hunsrück, região de onde partiram centenas de famílias para o Brasil no começo do século 19. No elenco estão os atores Jan Dieter Schneider, Antonia Bill, Maxmilian Scheidt e Marita Breuer.

Edgar Reitz retrata em seu novo filme uma história de amor comovente. O pano de fundo para o filme é a Alemanha rural, em meados do século 19, quando aldeias inteiras, impulsionadas pela fome e pela pobreza, emigraram para a distante América do Sul. No centro da trama, dois irmãos que um dia são colocados de frente com uma importante questão: sair ou ficar em seu país?
Jakob Simon, um jovem extraordinariamente talentoso e romântico para um garoto do interior, sonha com um mundo melhor, um paraíso nas selvas do Brasil. Ele faz planos com Jettchen – seu grande amor e filha de uma família de lapidários de sua aldeia -  para emigrar e viver em terras estrangeiras, aprender uma nova língua e experimentar uma grande aventura.

Mas o retorno de seu irmão Gustav do serviço militar prussiano é o impulso para eventos que irão agitar o amor entre Jakob e Jettchen, e dar a vida de Jakob uma direção completamente diferente.

Em imagens memoráveis , com os agricultores percorrendo os vales do Hunsrück em colunas intermináveis de carroças puxadas por cavalos, carregadas com seus poucos pertences,  Die andere Heimat narra a história de uma época em que a Alemanha era um país de emigração, onde as pessoas desejavam um outro lar e toda a sua coragem e crença no futuro arrebatou milhares em busca do desconhecido.

Fonte: http://forlibi.blogspot.com.br/2013/09/imigracao-do-hunsruck-para-o-brasil-e.html

Listar todas as notícias